Pioneiro no setor de organização, José Luiz Cunha desenvolve o mercado no Brasil com a OZ! Organize Sua Vida

Após analisar os efeitos ruins que a desorganização pode ocasionar, empreendedor decidiu implantar em solo nacional um conceito já difundido e bem trabalhado nos Estados Unidos

Incomodado com a falta de organização que encontrava entre fornecedores e clientes, e como isso impactava negativamente na sua produtividade, José Luiz Cunha começou a pesquisar e investir tempo na criação de um novo negócio, que tivesse como objetivo principal, a melhoria da organização das pessoas. Foi então que em 2005 criou a empresa OZ! Organize Sua Vida.

Paulistano, com 54 anos, formado em engenharia mecânica, Cunha teve o início da carreira ligada à TI e montou sua primeira empresa quando ainda estava na faculdade. O primeiro empreendimento foi a Teklamatik, que fundada em 1983, oferece soluções e softwares para a gestão empresarial. Em 2001, junto com seus sócios, criou outra companhia produtora de software, em parceria com a New Age.

Apesar de atuar em empresas de tecnologia, seu trabalho sempre teve mais relação com criação e planejamento, o que lhe proporcionou experiência e espírito empreendedor. Foi quando teve a ideia de criar algo inovador para o mercado nacional. “Eu via a dificuldade que pessoas tinham para organizar seu tempo, sua casa e seu espaço de trabalho, e o quanto isso comprometia sua produtividade e qualidade de vida. Foi que comecei a vislumbrar um mercado promissor, baseado em cursos, serviços e produtos para organizaçãorelata Cunha.

Após realizar diversas pesquisas, o executivo descobriu que não existia no Brasil uma indústria específica voltada para o setor e foi buscar nos Estados Unidos todo o conceito, que aquele país  contava com um mercado consolidado e com uma ampla variedade  de produtos e profissionais especializados no ramo.

Nos EUA, o setor de organização cresce constantemente mais de 25 anos. se estima para 2014 um mercado de mais de U$ 13 bilhões, apenas na área de produtos residenciais, segundo dados e pesquisa do Freedonia Group. Reflexo da importância do tipo de empreendimento nos Estados Unidos é a NAPO – National Association of Professional Organizers, associação que conta com mais de 5 mil profissionais e empresas associadas. “O conceito nos USA é muito mais desenvolvido, e a cultura de valorização da organização e planejamento é visível em diversas áreas de atividade. existe uma verdadeira indústria na parte de serviços e, principalmente, de produtos organizadores e que faciltem a vida das pessoas. O mercado americano sempre foi nossa referência natural, mas apesar disso sempre estive focado em desenvolver um plano de negócios adequado para o público brasileiro”, diz Cunha.

No começo, o portal fornecia apenas conteúdo gratuito sobre organização, mas no segundo ano, o empreendedor decidiu criar um programa de cursos para formar e ajudar a introduzir novos personals organizers no mercado. Em 2007 , de maneira bem tímida ainda, criou a primeira loja virtual do país, especializada em produtos relacionados à organização residencial e corporativa.

A área cresce a cada dia no Brasil e a OZ! Organize Sua Vida, pioneira no setor, começa a investir cada vez mais na ampliação dos serviços e no portfólio de produtos, sempre buscando novos parceiros para permanecer à frente dos negócios no país.

Ainda de acordo com Cunha, desenvolver uma ideia como essa, leva mais tempo e exige um pouco mais de trabalho, principalmente por ser o primeiro, mas o resultado aparece. “Sempre acreditei no potencial deste mercado e continuo acreditando cada vez mais, pois estamos vivenciando dia a dia o aumento do interesse nesta área e não espero menos que um crescimento exponencial nos próximos cinco anos. Estamos trabalhando bastante e confiantes nas nossas projeções”, finaliza.

Contato: Laura Rabelo / Nicole Barros

E-mail: laurarabelo@nbpress.com; nicolebarros@nbpress.com