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      Sua bagunça pode comprometer a sua carreira!

      Descubra se você é desorganizado e veja como sua bagunça pode afetar no seu trabalho

      Reprodução

      Seu espaço de trabalho é organizado, ou você é daquelas pessoas que colecionam papeis, caixas de arquivos, pastas e até copinhos descartáveis em cima da mesa?

      O desktop do seu computador é limpo e organizado ou é lotado de ícones amontoados e sem critério? Sua caixa de entrada de e-mails está sempre vazia ou abarrotada com mensagens antigas?


       Atenção! A maneira como você organiza e gerencia seu espaço de trabalho pode afetar sua carreira!
      A forma como você é percebido pelas outras pessoas pode fazer a diferença na hora de ser escolhido para gerenciar um novo projeto ou ser promovido. No caso do empreendedor ou profissional liberal pode significar ganhar ou não um novo cliente. Tão importante como vestir-se bem ou relacionar-se bem  é manter a boa aparência e produtividade na sua área de trabalho. A desordem comunica uma mensagem ruim. Uma mesa bagunçada e desorganizada aponta geralmente para uma pessoa bagunçada e desorganizada.

      Pesquisa feita na Universidade do Texas nos USA mostrou que colegas de trabalho percebem os desorganizados como ineficientes e não imaginativos.
      Portanto, mesmo que você se veja como um "gênio criativo" e ache que consegue se dar bem num ambiente bagunçado, são grandes as possibilidades de que seus colegas, gerentes ou clientes, não o vejam da mesma maneira.

      Um novo estudo da OfficeMax , grande varejista americano de material de escritório, constatou que 90% dos americanos acreditam que a desordem tem um impacto negativo em suas vidas e no seu trabalho.  77% dos entrevistados disseram que a desorganização afeta sua produtividade. Além disso, mais da metade dos entrevistados disse que a desorganização prejudica o seu estado de espírito e os níveis de motivação, enquanto duas em cada cinco pessoas disseram ter sua imagem profissional afetada pela bagunça.

      Veja o quadro abaixo:


       Pesquisa Oficemax 2010

       Mas se tanta gente tem a consciência de quanto a desorganização pode ser prejudicial para a produtividade, porque não tomam uma atitude e acabam de vez com a bagunça?
       Muitas vezes falta a motivação necessária ou mesmo saber por onde começar. Veja o que mostra outra parte da pesquisa.


       Pesquisa Oficemax 2010


      Na pesquisa da Officemax  26% dos participantes disseram que eram desorganizados pois não tinham espaço suficiente para suas coisas. Segundo Peter Walsh, especialista americano, o problema não é a falta de espaço e sim o fato das pessoas terem coisas demais. Ele define a bagunça em duas categorias: Bagunça da Memória, aquela que lembra você de uma pessoa importante ou de um objetivo que quer alcançar, e a Bagunça tipo eu-posso-precisar-disso-algum-dia.

      Ironicamente, quanto mais coisas você mantém à sua volta para se sentir com o controle, mais as pessoas vão achar que você não tem controle sobre o que acontece à sua volta.

      Defina limites para a quantidade de coisas que você vai tolerar desde o início e desafiar-se a cumpri-los. Permita-se apenas uma estante. Quando estiver cheia, doe um livro para cada novo que  adicionar. O mesmo vale para os arquivos. Quando ficar carregado, é hora jogar fora alguns dos papeis que você não precisa mais. Walsh afirma que "80% dos papeis que temos num arquivo ou armário nunca verão a luz do dia. Um pessoa com quem ele recentemente havia trabalhado possuía  caixas de arquivo com recibos que remontam a 1989, incluindo recibos de sanduíches que ele havia pago em dinheiro. vai faltar espaço mesmo!

      Fazer manutenção a longo prazo é tão importante quanto o plano de organização original. Crie o compromisso de duas vezes por ano percorrer seus arquivos antigos, a cada seis semanas para limpar as gavetas de sua mesa e ao final de cada dia para organizar e jogar coisas fora.

      "Os 10 minutos mais importantes de cada dia são os 10 minutos antes de ir para casa à noite", diz Walsh. Ele aconselha a usar o final do dia para colocar as coisas em seus lugares, jogar lixo fora, e escrever a lista de coisas a fazer. Assim, seu escritório parecerá um lugar mais produtivo e acolhedor todas as manhãs.

      A OZ! Organize Sua Vida também criou enquetes que foram respondidas em seu portal por mais de 5000 internautas e que mostra a percepção que tem as pessoas quanto à desorganização em seu ambiente de trabalho. Veja este exemplo abaixo:


      Você pode lançar mão de alguns recursos para ajudar Considerando a importância deste tema, nosso papel é indicar caminhos que possam ajudar as pessoas, mostrando soluções simples e práticas. Veja a seguir algumas delas:

       Produtos na Loja OZ!
      Produtos para organizar seus papeis, documentos e também sua mesa de trabalho

       Artigos no Portal OZ!
      Organize sua mesa de trabalho
      Como organizar seu espaço de trabalho em casa

       Pra encerrar, observe os espaços de trabalho de outros colegas à sua volta e ao que isto está  associado. Que tipo de mensagem eles emitem? Será que você parece com nosso amigo?                                                                                                                                            

      Clique para ver o vídeo
       

      Perceba que tipo de mensagem você também pode estar transmitindo através do seu próprio espaço de trabalho. É esta a forma como você quer que as pessoas te percebam ou avaliem?
      Se não, está na hora de mudar. Sua carreira e o seu futuro pode muito bem depender disto.

       Organize-se, você pode!

       


      “Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato.”

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