mel pergunta
"Separe as camisetas de manga longa e curta e deixe seu armário mais prático e organizado."
Clique em "boa dica", acumule favos de Mel e troque por E-Books ou descontos na Loja OZ!

ozlojaozloja
  • Verificando Tweets...
    organizesuavidaorganizesuavida
    • Verificando Tweets...

      7 dicas para se organizar e melhorar o desempenho nos estudos

      Aprenda como se organizar para que os estudos tenham um melhor rendimento

      Reprodução

      Em período escolar, seja na idade que for (desde a quinta série até a pós graduação), normalmente o aluno sofre com o volume de atividades e/ou responsabilidades. Deveres de casa, provas, resultados, apostilas, formulários, guias de estudo e mais uma avalanche de informação e conteúdo. Ao organizar o material escolar e planejar as atividades de estudo, o aluno garante um melhor desempenho nos estudos e um gerenciamento mais eficiente do seu tempo.

        Abaixo apresento 7 dicas que poderão ajudar.

      1. Calendário
      Utilize um calendário mensal com espaço para anotações. Eles são mais flexíveis para inserir e remover notas, testes e materiais de leitura. Nele você deve planejar e agendar tempo para as atividades relacionadas à escola, como encontros, testes e tarefas de casa. Prefira fichários a cadernos espirais.

      2. Agendas
       Adquira planejadores ou agendas. Estudantes devem logo cedo criar o hábito do seu uso. Com uma agenda, fica fácil guardar e classificar, criar listas e lembretes para ajudar a organizar-se com os deveres de casa, data de provas, formulários para autorização etc.

      3. Organize seu tempo
       Não se comprometa com mais atividades do que é capaz de cumprir. Faça uma tabela do tempo que inclua suas principais atividades de estudo e tarefas escolares.
       Programe sessões de meia hora de estudos. Você absorve mais e não fica cansado. Não deixe para estudar para a prova em cima da hora.
      Determine quantas sessões de estudo você precisará e agende-as no seu calendário. então encaixe as atividades extras, levando em conta o tempo que leva para mudar de uma para outra.

      4. Utilize a tecnologia a seu favor
      Utilize ferramentas que otimizem sua produtividade. Seu computador, Tablet ou Smartphone podem ser um forte aliado para sua organização nos estudos. Aplicativos para anotações de texto e voz, alarmes, editores de texto, serviços de armazenamento virtual, agendas digitais, dicionários e tradutores, conversores etc, tudo isso, utilizado de forma consciente, irá ajudar a reduzir sua carga de trabalho e melhorar a administração do seu tempo.

      5. Organização dos papeis
       Eu sempre digo que Informação é poder! Mas apenas se você tem acesso a ela quando precisa. Aqui está o problema: Quando você não sabe o que fazer com um pedaço de papel, como um texto ou boletim por ex., e não um lugar certo pra ser colocado, ele acaba se perdendo ou guardado de uma forma que dificulta muito que seja encontrado novamente. O segredo para ganhar o controle sobre seus papeis pessoais ou de estudos está no entendimento de que cada papel novo precisa de uma ação imediata, precisa ser guardado imediatamente e precisa de um lar permanente.

      A parte mais difícil na tarefa de organizar um arquivo, é saber por onde começar e que categorias utilizar. Pensando nisso criamos um sistema pronto, pra facilitar a vida das pessoas. ÉOZ! Arquivo Mágico®. Vale a pena conhecer.

      6. Lista de Tarefas
       Não confie somente em sua memória. Tome nota de tudo, mas de forma organizada. Isso ajuda e facilita a recuperação das informações importantes, além de manter sua cabeça “limpa” para se concentrar no estudo, nas aulas e nas coisas realmente importantes.
       Faça também uma lista principal com tudo que tem que cumprir e transfira aos poucos para sua lista de tarefas diárias, riscando na lista principal o que foi realizado.

      7. Não se atrase
      Se estudar de manhã, acorde cedo o suficiente para se aprontar para a escola sem pressa. Para ter certeza de que vai levantar, deixe o seu despertador do outro lado do quarto, assim você é obrigado a se levantar para desligá-lo.
       Uma dica que ajuda muito, é criar o hábito de antes de dormir deixar sua roupa e material escolar, preparados para o dia seguinte. Não saia para a escola no último minuto, leve em consideração o trânsito e outras circunstâncias que podem fazer você se atrasar.



      Dicas extras
      • Para cada hora de estudo em sala de aula, você deve separar duas horas para estudar em casa.

      Não deixe de conhecer a técnica de planejamento e memorização através dos mapas mentais, uma ferramenta fantástica, que poucos estudantes utilizam, mas que pode triplicar a sua capacidade de assimilação de ideias, sintetizar aulas e livros, preparar apresentações e recuperar informações.

       

       

       


      Quer saber mais sobre este assunto? Leia nosso e-book: Kit E-books: Organize seu Trabalho

      "Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br.
      Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."

      http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/news/bt-news.j

      newsletter

      Avalie esta matéria:
      145597 visualizações
      Facebook Twitter Google Bookmarks Delicious
       seu nome
       seu e-mail
       e-mail do destinatário
       comentários
       
       
       
       
       
      215 caracteres disponíveis