mel pergunta
"Tenha uma lista na cozinha e sempre anote o dia que determinado produto acabou, assim você prepara sua lista de compras mensal e ajusta a quantidade de produtos que precisa ser comprado para o próximo mês."
Clique em "boa dica", acumule favos de Mel e troque por E-Books ou descontos na Loja OZ!

organizesuavidaorganizesuavida
  • Verificando Tweets...
    ozlojaozloja
    • Verificando Tweets...

      Como organizar seus arquivos

      Saiba como organizar os papéis e dê um passo importante para ser um bom profissional

      Com as orientações abaixo você está dando um passo importante para ser um bom profissional, criando ou aperfeiçoando seu sistema de informações em arquivos.
       
      Muitas pessoas se vangloriam de ter muito conhecimento, muita informação ou de conhecer muitas pessoas. A questão é que isto tem valor se houver organização suficiente para que esta informação ou conhecimento possam ser recuperados rapidamente, principalmente na correria diária.
       
      De que adianta ter uma fonte muito interessante que poderia estar na matéria, se você não achar seu telefone, seu cartão ou conseguir alguém que o tenha no momento que precisa? Ou ainda, de que adianta achar que sua TV, que acabou de quebrar, está ainda na garantia, se nem lembra onde “guardou” a nota fiscal ou a garantia, para dar um exemplo doméstico?
       
      Poder recuperar uma informação importante ou encontrar um papel ou documento que precisamos em no máximo 10 segundos tem um valor enorme nos dias de hoje, e passará a ter cada vez mais. Por isso, a OZ! desenvolveu um sistema exclusivo de arquivamento e lançou o Arquivo Mágico, baseado nas dicas a seguir.
        
      Níveis de Organização para Profissionais
       
      Muitos sistemas e metodologias de organização abordam apenas a questão de colocar sua mesa, gavetas e arquivos em ordem, ou seja, arrumar a bagunça que ficou no seu canto da redação logo depois que chegou de várias pautas na rua, onde passa a maior parte do tempo. Acontece que atualmente, organizar-se engloba muito mais que isso.
       
      Vamos trabalhar nesta metodologia com 3 níveis de organização: o físico, o lógico e o do conhecimento.
       
      O primeiro, mais concreto e mais fácil de lidar é o nível físico, no qual vamos nos aprofundar um pouco mais, principalmente no que diz respeito à organização de arquivos e documentos que você, jornalista, poderá utilizar na redação ou em casa. Ele compreende toda aquela desordem que você pode tocar. Sua agenda, seus papéis, seus documentos, arquivos, livros, CDs, anotações e tudo o mais que você enxerga e está ao alcance de suas mãos. É a organização dos seus “espaços” .Tudo aquilo que você fizer para melhorar a organização neste nível, impactará diretamente na melhoria da sua produtividade.
       
      Depois temos o nível lógico, que compreende a correta utilização dos recursos tecnológicos que temos cada vez mais à nossa disposição e que engloba os computadores, PDAs e Smartphones – presentes tanto nas redações quanto em casa.
       
      Acontece que muitas pessoas ainda se perdem quando vão utilizar estes equipamentos e acabam por comprometer sua produtividade. Neste nível podemos colocar ainda a sua organização pessoal financeira, por exemplo.
       
      Por último temos o nível da organização do conhecimento, mais recente e raramente abordado nas metodologias que tratam da administração do tempo, porém cada vez mais importante nos dias de hoje, onde temos que lidar com uma quantidade crescente de informações recebidas por um número cada vez maior de canais de comunicação.

      newsletter

      Avalie esta matéria:
      17356 visualizações
      Facebook Twitter Google Bookmarks Delicious
       seu nome
       seu e-mail
       e-mail do destinatário
       comentários
       
       
       
       
       
      215 caracteres disponíveis