mel pergunta
"Organize seus espaços. Durante as operações de trabalho, você precisa organizar seu espaço para colocar os objetos que estiverem em uso."
Clique em "boa dica", acumule favos de Mel e troque por E-Books ou descontos na Loja OZ!

ozlojaozloja
  • Verificando Tweets...
    organizesuavidaorganizesuavida
    • Verificando Tweets...

      Como limpar o seu aquário

      Se ao resolver limpar o seu aquário você decidir desmontá-lo, você perderá todas as colônias de bactérias benéficas que quebram a sujeira produzida no aquário. Por essa razão, eu não teria este trabalho, a menos que seu aquário esteja realmente em uma péssima condição. Com um pouco de esforço físico e alguns equipamentos simples de limpeza você pode ter um aquário com um visual limpo novamente.

      Aqui estão os materiais que você vai precisar:
      * Raspador de algas
      * Lâmina (plástica, para aquários de acrílico)
      * Água sanitária
      * Sifão de água
      * Balde
      * Removedor de limo (feito para aquários)
      * Limpador de vidro (feito para aquários)
      * Limpador de filtro
      * Escova para filtro
      * Toalhas velhas de banho
      * Toalhas de papel

      Sugerimos a limpeza na seguinte ordem:

      Lado de dentro
      1. Decorações (pedras, plantas, etc.)
      2. Pedras
      3. Lado de fora e ornamentos
      4. Filtro

      Por que limpar o aquário nessa ordem? Limpar o vidro vai fazer com que partículas de pedregulhos caiam nas plantas, decoração e rochas, então é melhor limpá-los depois que o vidro for limpo. A remoção das plantas de decoração vai fazer com que os detritos caiam no fundo, então é melhor esperar para limpar as pedras depois que tiver tirado tudo. Também, é muito mais fácil limpá-las depois que plantas e ornamentos tenham sido removidos. Não é preciso dizer que limpar dentro do aquário vai fazer com que o lado de fora fique sujo, então deve ser limpo depois. Quanto ao filtro, continue lendo para ver porque eu recomendo que ele seja o último a ser limpo.

      http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Removedores de Algas
      Comece seu projeto de limpeza limpando bem o vidro por dentro. Tudo que você precisa para isso é um raspador de algas. Há uma vasta variedade de raspadores no mercado, de raspadores com cabos longos até raspadores magnéticos. Eu pessoalmente gosto dos pequenos raspadores magnéticos, entretanto, virtualmente qualquer um vai funcionar.

      As pessoas frequentemente me perguntam se é necessário comprar raspadores nas pet shops ao invés de numa loja de equipamentos domésticos ou lojas comuns. Mesmo que os raspadores pareçam iguais, eles podem ter resíduos de sabão ou químicos de seu processo de produção. Um resíduo não importa quando você vai limpar a sua cozinha, mas pode deixar película letal em seu aquário. Por essa razão, eu aconselho gastar uns reais a mais para comprar os raspadores etiquetados para uso em aquários.

      Para os resíduos mais teimosos no vidro, use uma lâmina. Tome cuidado para não se cortar ou arranhar o vidro. Se o seu aquário for acrílico, use uma lâmina plástica especial, as comuns vão arranhá-lo.

      http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Água sanitária
      Uma vez que o interior do vidro esteja limpo, remova quaisquer rochas, plantas artificiais, ou decorações que tenham algas ou estejam sujas. Não as limpe com sabão ou detergente! É muito difícil remover completamente o sabão e mesmo o menor traço pode ser letal para peixes. Geralmente uma boa escovada com o raspador de algas removerá a alga e sujeira das pedras e plantas.

      Para limpezas mais difíceis, prepare uma solução com 10% de água sanitária (uma parte de água sanitária para nove de água) e deixe os itens de molho por 15 minutos. Esfregue retirando qualquer resíduo, enxágüe bem em água corrente e deixe secar no ar para que qualquer resto de água sanitária seja eliminado.

      Plantas vivas podem passar por essa limpeza, entretanto caules não toleram bem esse processo. Para plantas vivas prepare uma solução a 5% (uma parte de água sanitária e 19 de água), deixe de molho por dois ou três minutos (não mais) e enxágüe bem. Deixe as rochas, decorações e plantas fora do aquário enquanto você aspira os pedregulhos. Desta forma, nenhuma das partículas tiradas dos pedregulhos cairá sobre eles.

      Um aviso de cuidado - compre um novo balde e designe-o somente para uso do aquário. Se você usar um balde que tenha tido sabão ou detergente nele, você arrisca introduzir químicos no aquário, que podem causar a morte de seus peixes.

      http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Sifão
      Limpe agora os pedregulhos utilizando um sifão de água para aspirar para longe os detritos. Há vários tipos de sifão disponíveis, todos eles funcionam essencialmente da mesma forma. Certifique-se de aspirar toda a superfície dos pedregulhos para que todas as partículas sejam limpas.

      http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Limpadores de limo e de vidro
      Uma vez que o interior de seu aquário esteja limpo o tampo, a lâmpada e o lado de fora podem ser limpos. Eu fortemente encorajo a utilização de limpadores próprios para aquários ou os confirmadamente seguros para aquários. Limpadores de vidro comuns contêm amônia, que é tóxico para peixes.Os limpadores de limo comuns são ainda mais tóxicos. Use limpadores próprios para isso e enxágüe, enxágüe e enxágüe.

      http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Limpeza do filtro
      Depois de tudo limpo do lado de dentro, as rochas, plantas, e outras decorações podem voltar para o aquário. Neste ponto, eu esperaria umas duas semanas para limpar o filtro. Por que esperar? A razão não é visível a olho nu. A grande limpeza que você acabou de fazer perturbou as colônias de bactérias nas plantas, rochas e nos pedregulhos. Felizmente, um número significante de bactérias benéficas reside dentro do equipamento de filtragem, então você não desordenou completamente o ecossistema.

      Entretanto, se você trocar o filtro ao mesmo tempo, pode acabar com um aumento do nível de amônia por não haver bactérias benéficas suficientes para eliminar as toxinas. Por esta razão, é sábio dar um descanso ao aquário antes de remover o filtro e limpá-lo.

      Quando você já tiver limpado o filtro, você deve somente limpá-lo ou trocar o equipamento inteiro? Alguns especialistas avisam que a troca do equipamento remove demais das bactérias benéficas e pode basicamente jogar o aquário em um ciclo inicial. Outros argumentam que existem bactérias suficientes nas rochas, plantas e pedregulhos para prevenir que o aquário tenha que passar por um ciclo inicial quando o filtro é trocado. No meu ponto de vista, o que você deve fazer depende do tipo de equipamento que está usando.

      Se o seu equipamento tem absorventes de carbono e amônia, ou resinas de troca de íons, ele deve ser trocado quando tiver mais de três semanas. Depois de duas semanas a absorção já está exaurida, e há colônias de bactérias suficientes em outros lugares para contrabalancear a remoção. Equipamentos que agem como filtros mecânicos ao invés de absorver toxinas (anéis de cerâmica, filtro de fibra, ou esponjas) devem ser gentilmente enxaguados para que os detritos sejam retirados, e depois devolvidos ao aquário. Se for tomado o cuidado de se usar água na mesma temperatura da água do aquário, e o equipamento é logo devolvido ao aquário, as colônias de bactérias crescendo neles não serão totalmente perdidas.

      Não se esqueça de limpar os tubos do filtro e outras partes. Uma escova de filtro te ajudará a limpar o lodo que se forma em todas as fendas.

      http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Manutenção
      Depois de colocar seu aquário em forma, certifique-se de limpá-lo regularmente, para que ele nunca precise de uma limpeza geral de novo. Cuide dos vidros semanalmente, aspire os pedregulhos toda vez que trocar a água, e limpe as rochas e plantas que juntarem detritos. Limpe o filtro mensalmente, trocando as peças ou enxaguando-as. Enquanto você faz isso, deixe as redes de molho em uma solução desinfetante para mantê-las limpas e macias. Com cuidados regulares, seu aquário estará bonito o tempo todo.

      *Shirlie Sharpe trabalha como autora freelance e fotógrafa de peixes. Ela colaborou com vários projetos em aquários públicos e em organizações beneficentes como escoteiros e bandeirantes da América. Seus artigos e fotografias tem sido publicados em jornais e revistas americanas e em publicações governamentais.

       


      "Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: http://www.organizesuavida.com.br/.
      Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."

      newsletter

      Avalie esta matéria:
      38118 visualizações
      Facebook Twitter Google Bookmarks Delicious
       seu nome
       seu e-mail
       e-mail do destinatário
       comentários
       
       
       
       
       
      215 caracteres disponíveis