mel pergunta
"Fitas de velcro são eficientes porque permitem abrir e fechar quantas vezes for preciso. Elas servem para reunir os cabos e fios e prendê-los, mantendo a área organizada."
Clique em "boa dica", acumule favos de Mel e troque por E-Books ou descontos na Loja OZ!

ozlojaozloja
  • Verificando Tweets...
    organizesuavidaorganizesuavida
    • Verificando Tweets...

      Multitarefas: você faz 10 coisas ao mesmo tempo? Cuidado!

      Nos dias de hoje, com o volume enorme de estímulos e informações que recebemos, além das exigências crescentes na área profissional, a tentação de tentarmos efetuar várias tarefas ao mesmo tempo, pode ser grande. Mas será que isto é mesmo possível?

      A psicóloga e pesquisadora Yuhong Jiang, da Universidade Harvard, comparou imagemens do cérebro de estudantes submetidos a múltiplas tarefas às de outros que reagiam a um único estímulo. O resultado foi desolador. "O cérebro humano é incapaz de processar duas coisas ao mesmo tempo. Além de não ter essa capacidade, ele forma uma "fila" de tarefas que atrapalha a execução geral, provocando erros e atrasos", diz ela. O cérebro até consegue receber diversos estímulos simultâneos. Mas não é capaz de tomar decisões simultâneas. " para assistir à TV e ouvir música ao mesmo tempo", afirma Yuhong. "Mas, se você tiver de julgar a performance do ator e lembrar o título da música, haverá atraso na resposta." Essa opinião começa a se tornar um consenso entre os especialistas. "Ninguém pode prestar atenção a duas coisas simultaneamente", afirma o psiquiatra Edward Hallowell, também médico de Harvard e estudioso do déficit de atenção. "O que as pessoas fazem é ir e vir. Balançam entre uma coisa e outra. Assim você sempre acaba prestando menos atenção em alguma delaas". (retirado do texto de Ana Paula Aranha na revista Época).

      Acho que o que devemos sim fazer, é dar mais atenção e valor ao nosso critério de escolha, na hora de decidir como iremos gastar o nosso tempo.

      Devemos decidir, dependendo do momento, por duas opções básicas:

      Simplificar e Relaxar - sentar num local qualquer por uma hora (sala de espera, no banco do carro, no avisão, etc) sem ficar se culpando por não ter nada para fazer. Apenas relaxar, aproveitando para refletir, ler ou escutar música.

      Ficar ligado (apenas ligado, não Stressado) - neste, nos organizarmos para aproveitar melhor aquele tempo disponível, lendo relatórios, trabalhando no notebook, organizando a agenda, escutando um curso em CD ou MP3, etc. Terminar de digitar um texto no computador ou organizar seus papéis e documentos enquanto assiste a um programa de TV, também é possível.

      A questão é que fazer duas coisas simultaneamente pode até ser viável em determinados casos, mas para isto, uma coisa é certa: você terá um resultado satisfatório se organizar adequadamente suas atividades.

      Falarei mais sobre este assunto em outras oportunidades.

      Um abraço e boa sorte

      Organize-se! Você pode!


      Quer saber mais sobre esse tema? Adquira o curso Online "Organize seu Trabalho"

      "Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."

      newsletter

      Avalie esta matéria:
      11500 visualizações
      Facebook Twitter Google Bookmarks Delicious
       seu nome
       seu e-mail
       e-mail do destinatário
       comentários
       
       
       
       
       
      215 caracteres disponíveis